Complexo de vira-lata é um conceito de Nelson Rodrigues para designar o sentimento de inferioridade do brasileiro diante dos estrangeiros. Segundo Nelson o brasileiro, especialmente o membro da elite, se comporta como "um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem". Para nosso Anjo pornográfico o fato de o Brasil ser campeão mundial de futebol ajuda a superar o complexo de vira-lata.
Confirmando a filosofia rodriguiana, Lula, recentemente, criticando o derrotismo diante da Copa da FIFA, declarou que "vai demorar alguns séculos para a gente virar uma Alemanha". Com isso Lula deu uma de estadista vira-lata. Como é que um país de dimensões continentais não pode ultrapassar outro país que cabe dentro dos limites de apenas uma de suas unidades federativas, por exemplo a Bahia? A Alemanha com vocação de potência, mas sem território, tentou conseguir esse 'lebensraum' na marra com a Segunda Guerra, mas perdeu. O Brasil possui o melhor e mais rico 'lebensraum' do mundo, a Amazônia. A Rússia, por exemplo, possui a Sibéria, mas é gelo puro.
Se o Brasil se determinasse a ultrapassar a Alemanha. O primeiro passo seria consultar os coreanos, que estão empenhados em ultrapassar o Japão. Perguntar a eles qual o caminho. E ouvirão em alto e bom som "É a educação, estúpido". E mandar brasa: quantos engenheiros a Alemanha forma todo ano? Vamos formar mais, se possível o dobro. Vamos estudar a obra de Bautista Vidal que diz que combustível fóssil já era e que temos que investir na química baseada na massa verde da qual temos o monopólio. Vamos chamar a Maria Lúcia Fattorelli que pode ajudar nosso país a se livrar de 70% de nossa Dívida Pública, esse garrote vil financeiro que prende nosso país. Ela ajudou o presidente do Equador, Rafael Correa, a se livrar dos agiotas da oligarquia financeira anglo-americana. Vamos chamar o Adriano Benayon que pode ajudar a retirar da rapacidade dos banqueiros a exploração do nosso nióbio, mineral do qual depende o avanço da industrialização do planeta e do qual possuímos o monopólio. Vamos criar a Niobiobras. Agindo assim o Brasil ultrapassa não apenas a Alemanha, mas a China e a Rússia.
Agora, com cabeça de vira-lata nem em séculos. Porque a condição de país colonia, subdesenvolvido é um caminho sem volta.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)