segunda-feira, 10 de abril de 2017

UBUNTU "COMPARTILHANDO COM A ÁFRICA"

Ubuntu: “eu sou porque nós somos”






Em março de 2013 foi lançado um projeto dos JOVENS POR UM MUNDO UNIDO - “Compartilhando com a África” - para descobrir a dádiva que este continente representa para o mundo inteiro.


Os Jovens por um Mundo Unido lançaram o projeto “Compartilhando com a África”, que deseja contribuir para que seja conhecido o valor que esse continente, com as suas especificidades e tradições significa para o mundo inteiro.
Ainda em dezembro de 2011, cerca de 200 jovens provenientes de vários países africanos reuniram-se com o objetivo de aprofundar o conhecimento de um projeto de fraternidade realizada, que continua desde os anos 1960, em Fontem, nos Camarões, e ver como dar a própria contribuição à fraternidade universal. Desde aquele momento surgiu “Compartilhando com a África”, que quer ajudar na formação de uma cultura nova, aberta à construção de um mundo unido, promovendo os valores que edificaram e formaram a sociedade do continente africano.
O projeto deseja ser um espaço de comunhão entre os jovens, não apenas desse continente, mas do mundo inteiro, e favorecer o intercâmbio de culturas, talentos, experiências de vida e desafios, acompanhado por ações concretas.
O primeiro passo prevê a participação na Escola de Inculturação, no próximo mês de maio, em Nairobi, Quênia, que terá como tema “A pessoa – Ubuntu – Eu sou porque nós somos”.
O “Ubuntu” é uma visão unificante do mundo, expressa por meio do provérbio zulu “Umuntu Ngumuntu Ngabantu” (“Uma pessoa é pessoa por intermédio das outras pessoas”). Este conceito é uma concepção da vida que encontra-se na base das sociedades africanas, e que contem em si o respeito, a partilha, a confiança, o altruísmo e a colaboração. Conceitua o homem enquanto “comunhão”, define a pessoa em analogia às suas relações com os outros. Uma pessoa com Ubuntu é aberta, disponível aos outros, solidária, sabe que é parte de um todo maior. Quando fala-se de Ubuntu entende-se um sentido mais forte de unidade nas relações sociais, para ser disponíveis a encontrar as diferenças presentes na humanidade do outro e enriquecer a nossa: “eu sou porque nós somos”.
O projeto “Compartilhando com a África” prevê que os participantes da Escola de Inculturação, além de aprofundar o UBUNTU, tenham a possibilidade de desenvolver diversas atividades sociais juntamente aos JMU do Quênia: conhecer e interagir com a tribo Samburu, mas também trabalhar pelas crianças de uma favela de Nairobi e pelos frequentadores de um “centro de alimentação”, sempre na periferia dessa imensa cidade.

Nenhum comentário: